1

A.T.L.


A valência ATL foi criada em Setembro do ano de 2004 com o objetivo principal de proporcionar às crianças experiências, atividades lúdicas e recreativas que contribuam para o seu crescimento enquanto pessoa, satisfazendo as suas necessidades de ordem física, afetiva, intelectual e social, permitindo assim, estabelecer uma melhor relação com a escola, a família e a comunidade envolvente.
De modo a garantir um melhor desempenho e funcionamento desta valência, foram delineadas algumas linhas de orientação que se traduzem nos seguintes objetivos específicos:

  • Promover uma educação harmoniosa, holística e transversal;
  • Proporcionar oportunidades que facilitem o desenvolvimento físico, emocional, intelectual e social da criança, através de experiências individuais ou em grupo, adaptadas à expressão das suas necessidades;
  • Participar em atividades interpessoais e de grupo, respeitando normas, regras e critérios de atuação, de convivência e de trabalho em vários contextos com diversos intervenientes;
  • Manifestar sentido de responsabilidade, de solidariedade, de flexibilidade e de respeito por si mesmo e pelos outros;
  • Estimular atitudes e hábitos positivos e saudáveis que favoreçam a sua maturidade sócio afetiva e cívica, quer no plano dos seus vínculos familiares, quer no da intervenção responsável e ativa na comunidade;
  • Fomentar a ligação escola-família-comunidade, tendo em vista o desenvolvimento do processo educativo da criança;
  • Dar apoio ao estudo em ambiente familiar com os seus pares, oferecendo à criança um espaço que dedique mais tempo de qualidade às suas dificuldades e que permita uma maior liberdade ao seu próprio estilo de aprendizagem.